Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH apresentam

Grit topo2

Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado

O ano de 2020 marca o começo da celebração dos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado e os novos desafios e conquistas no universo digital. Com a impossibilidade de realizar a tradicional temporada de óperas da FCS de maneira presencial, foi elaborado um programa digital estruturado de valorização e fomento ao setor. Assim, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente forma por meio da inédita Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado, que possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Planejada para o ambiente digital, a programação inaugura um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina, trazendo uma programação de debates, aulas, palestras, mostra de cinema, exposição de artes gráficas, Encontro com a Cia. de Dança e exibição de vídeo inédito, com uma ária de Cavalleria Rusticana, com Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais. O encerramento contará com um recital da cantora Eliane Coelho e do pianista Luiz Gustavo Carvalho, em parceria com o Festival Artes Vertentes, transmitido ao vivo do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

A ópera é um dos mais completos gêneros artísticos que se consolidou ao longo da história e se mostra ainda hoje uma dinâmica arte contemporânea, movimentando ampla cadeia produtiva especializada e de altíssimo valor cultural, com vibrante criação no Brasil.

A Temporada de Ópera on-line certamente será um marco na história da Fundação Clóvis Salgado, cujo propósito principal é celebrar e impulsionar a ópera no Brasil, além de ampliar sua difusão e divulgação para novos públicos.

Desejamos a todos uma ótima Temporada de Ópera!

Fundação Clóvis Salgado