Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH apresentam

Temporada de Ópera on-line 2021

Consagrada como instituição cultural brasileira que produz montagens operísticas por excelência desde 1971, a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Unimed BH apresentam a aclamada TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE 2021, que será realizada ao longo do segundo semestre deste ano. 

A temporada se inicia com a Academia de Ópera: Dramaturgia e Processos Criativos, que tem curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Livia Sabag. Este ano, esta atividade conta com a colaboração de investigadores e artistas da Linha de Estudos em Ópera do prestigiado CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), uma unidade de investigação de carácter interdisciplinar, sediado em Lisboa, na Universidade NOVA FCSH.

A grande novidade da Academia de Ópera desse ano é a realização do Ateliê de Criação, uma atividade inédita que consiste em uma formação gratuita em dramaturgia voltada para ópera. Os participantes, selecionados por meio de edital, terão aulas, debates, entrevistas e participarão da montagem de cinco breves óperas de câmara, baseadas na obra de um importante escritor mineiro. 

Os participantes terão que cumprir 62 horas/aulas, ministradas por professores brasileiros e estrangeiros, e serão orientados pelo poeta, dramaturgo e roteirista, Geraldo Carneiro, na escrita de libretos. Compositores brasileiros renomados, como André Mehmari, Denise Garcia, Antonio Ribeiro, Mauricio De Bonis e Thais Montanari, colaborarão também na criação musical das óperas de câmara.

As atividades da Academia de Ópera celebram os 50 anos do Palácio das Artes e trazem a proposta de iluminar os diversos aspectos dramatúrgicos do campo operístico e sua intersecção com outras áreas, como a composição, a encenação, a programação e a crítica musical. O objetivo da Academia de Ópera é promover uma especialização dramatúrgica a partir de uma série de atividades práticas e teóricas que abordam as relações entre texto e música, a escrita de libretos, os processos criativos de espetáculos músico-teatrais, a dramaturgia musical em língua portuguesa, as releituras cênicas de títulos do repertório tradicional, o dramaturgismo (ofício muito presente nos teatros europeus; é um interlocutor literário e teatral de um projeto artístico) e a crítica musical.


PROGRAMAÇÃO VARIADA

Além de realizar a Academia de Ópera, a programação da Temporada de Ópera On-line 2021 apresenta também, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o Concerto Stabat Mater – o drama do barroco italiano, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com regência do maestro Silvio Viegas e os solistas convidados, Pablo Rossi, Lina Mendes e Juliana Taino.  

A série “Ópera! O podcast da música lírica” é mais uma das novidades da nova edição da Temporada de Ópera on-line 2021. Com concepção e direção de João Luiz Sampaio (editor executivo da Revista Concerto, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e organizador da coletânea “Ópera à Brasileira”) e Nelson Rubens Kunze (fundador, diretor e editor da Revista Concerto e do site Concerto), a série de podcasts reunirá 5 episódios, que serão publicados entre os meses de setembro e novembro. Os títulos dos conteúdos são “Voz: a alma da ópera”, “Vida de maestro”, “Como nasce uma encenação?”, “Da partitura ao palco, a ópera brasileira” e “Quanto custa uma ópera?”.

A sétima arte também marca presença na Temporada de Ópera on-line 2021. Em outubro será realizada a Mostra Cinema e Ópera. A curadoria será assinada por Julianna Santos, diretora cênica.

A Temporada de Ópera On-line 2021 certamente será um marco na história da Fundação Clóvis Salgado, cujo propósito principal é celebrar e impulsionar a ópera no Brasil, além de ampliar sua difusão e divulgação para novos públicos.

Desejamos a todos uma ótima Temporada de Ópera!


Fundação Clóvis Salgado