Realizada pela Academia de Ópera, cuja curadoria e idealização são assinadas pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato e pela encenadora de ópera Livia Sabag, a live terá a mediação de Yuri Colossale, diretor cênico e mestrando em Dramaturgismo da Ópera na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na Alemanha.

Participam da conversa a dramaturgista alemã Angela Beuerle, o cenógrafo argentino Nicolás Boni e o compositor brasileiro Marcelo Amalfi, profissionais relevantes do universo da ópera que trazem experiências práticas e conhecimentos teóricos acerca da dramaturgia musical. Os convidados conversarão sobre as diferentes formas de dramaturgia, modelos e processos de criação de espetáculos músico-teatrais, realização de obras na língua natal do público, abordagens do repertório histórico e problemáticas contemporâneas do campo da ópera no Brasil e em outros países do mundo.

Participantes da live:

Yuri Colossale (Mediação) – É formado em canto lírico pelo Instituto de Artes da UNESP, onde descobriu a sua vocação para direção cênica na Fábrica de Óperas, sob orientação do maestro Abel Rocha. Em 2019 e 2020 integrou a equipe de direção de palco do Theatro Municipal de SP. Em 2020 iniciou seu mestrado em Dramaturgismo da Ópera na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, Alemanha.

Angela Beuerle –  Dramaturgista em ópera, exerceu a profissão na Staatsoper de Stuttgart de 2006 a 2014. Desde 2014 ela é professora na HfMT Hamburg (Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo), e trabalha como dramaturgista de forma independente.

Marcello Amalfi – Professor na USP, UnB e Belas Artes. Compositor há mais de 30 anos (Teatro, Televisão, Cinema, Ópera); filiado a ARTA-Paris, CIRRAS-Paris, APEB-Paris e IFTR (NY, EUA). Pesquisador dos grupos MOUSIKÊ (UnB) e CEPECA (USP)

Nicolás Boni – Doutor em História da Arte e Bacharel em Belas Artes pela Universidade Nacional de Rosário, onde também estudou Música. Trabalha há mais de quinze anos como cenógrafo em diversos teatros da América Latina, Europa e Estados Unidos. Em 2017 recebeu o prêmio “Bibi Ferreira” como melhor cenógrafo por seu trabalho no musical Minha Bela Senhora Em janeiro de 2020 fez sua estreia na Royal Opera of Flanders (Bélgica) com o balé RASA (baseado em La Bayadera).  

Os eventos abertos ao público da Academia de Ópera 2021 integram a Temporada de Ópera on-line 2021 da Fundação Clóvis Salgado e são realizados pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizados pela Appa – Artes e Cultura. Têm como apresentadora do Programa a  Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, e como patrocinadores a Cemig e a AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Academia de Ópera 2021 – Parte integrante da Temporada de Ópera 2021, a Academia de Ópera está em curso durante o segundo semestre deste ano com o “Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos”. Com curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Lívia Sabag, essa atividade consiste em uma formação gratuita e inédita sobre dramaturgia voltada para ópera, composta por aulas, debates, entrevistas e a montagem de um espetáculo inédito, baseado em obra de um importante escritor mineiro.

Todas essas atividades celebram os 50 anos do Palácio das Artes e um dos  objetivos da Academia de Ópera é promover especialização dramatúrgica sobre a ópera a partir de uma série de atividades práticas e teóricas que abordam as relações entre texto e música, a escrita de libretos, os processos criativos de espetáculos músico-teatrais, a dramaturgia musical em língua portuguesa, as releituras cênicas de títulos do repertório tradicional, o dramaturgismo e a crítica musical. Constam também na programação da Temporada de Ópera 2021 a apresentação, no final do ano, de uma encenação resultante do Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos, inspirado em obra de um renomado escritor mineiro.

TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE – Em 2020, a tradição dos encontros com a arte operística na FCS tomou diferente forma, inaugurando um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina. Com abrangência nacional e internacional, a programação, prioritariamente digital, impactou diretamente 110 mil pessoas por meio de palestras, aulas, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e apresentação artística. O projeto disponibilizou 60 atividades gratuitas para o público, com participação de 218 dos principais nomes do Brasil e de alguns profissionais de destaque internacional, resultando em 178 horas de programação. As oficinas e os cursos da Academia de Ópera ofertaram 637 vagas. O Recital da soprano ELIANE COELHO e do pianista GUSTAVO CARVALHO, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com transmissão pela internet, encerrou a Temporada de Ópera On-line 2020. Devido à originalidade e ao ineditismo do projeto, a Temporada de Ópera On-line 2020 concorreu ao prêmio CONCERTO, na categoria “Reinvenção na Pandemia”, promovido pela conceituada Revista Concerto.

INSTITUTO UNIMED-BH – Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. Parceiro da Fundação Clóvis Salgado desde 2000, contribui para a manutenção dos corpos artísticos (Cia. de Dança do Palácio das Artes, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) por meio do patrocínio à Temporada de Óperas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *